Para entender o processo da emissão do cupom é necessário antes compreender o termo Automação Comercial.
Automação comercial consiste em aplicar métodos e ferramentas para mecanizar processos comerciais e agilizar os processos manuais. Softwares de automação comercial conseguem coletar e gerar informações, facilitando a analise do negócio como um todo.
O Emissor de Cupom Fiscal (ECF) é integrado a automação comercial com capacidade de emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal referentes a operações de circulação de mercadorias e prestações de serviços e que esteja, desta forma, registrado na Secretaria de Estado de Fazenda.
A obrigatoriedade a emissão do cupom fiscal abrange a toda operação de venda, à vista ou a prazo, de mercadoria ou bem promovida por estabelecimento que exercer a atividade de comércio varejista, inclusive restaurante, bar e similares excluindo apenas microempresas com faturamento mensal igual ou inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Para uma implantação eficiente, podemos resumir em 03 (três) simples passos;
1º PASSO – Estudo de Processos e Necessidades.
2º PASSO – Aquisição de Equipamentos e Software de Gestão.
3º PASSO – Implantação.
Pronto, agora sua empresa está devidamente regularizada perante a Secretaria de Estado de Fazenda e você ainda pode extrair dessa obrigatoriedade um modelo eficiente de gestão que potencializa resultados e até mesmo reduzir os impostos.
Há mais de 10 anos no mercado, a OSCOM possui uma metodologia diferenciada, em uma interface web compartilhada, o gestor pode acompanhar cada passo da implantação e interagir em tempo real, além de fornecer os equipamentos e o software (módulos) que mais adere a sua necessidade.
Fonte: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/ricms_2002_seco/anexovi2002_2.htm#parte1
Ajudou bastante nas minhas dúvidas.